Seis pessoas foram presas e ativos no valor de até £ 10.000.000 apreendidos após uma investigação sobre uma organização criminosa mineração ilegal Paraíba turmalina
O maior já turmalina Paraíba encontrei foi uma pedra 191.87ct nomeado o Ethereal Carolina Divino Paraíba e foi avaliado em tanto quanto £ 80 milhões.
Polícia no Brasil descobriram um de vários milhões de libras para esquema ilegal de minas e exportação Paraíba turmalina, uma das gemas mais valiosas do mundo.
A organização criminosa envolvendo várias empresas e um deputado estadual supostamente usado uma complexa rede de contas no exterior para financiar a extração e exportação das pedras para Bangkok, Hong Kong, Houston e Las Vegas, disse que os promotores federais.
A, vívido pedra preciosa azul rara, foi encontrado pela primeira vez no estado nordestino da Paraíba em 1980 e pode buscar até £ 65.000 (US $ 100.000) por quilate (0,2 g). A pedra tem sido utilizado por joalheiros de designers internacionais, incluindo Dior e Tiffany.
A polícia prendeu seis pessoas - embora dois indivíduos escapou à prisão - e apreendeu bens no valor de £ 10.000.000 após uma investigação de seis anos.
Entre os visados pela operação era João Henrique de Sousa, um deputado estadual na Paraíba, que está autorizado a mina da Paraíba turmalina, mas é acusado de não declarar extrações para o departamento nacional de produção mineral.
Empresário afegão Zaheer Azizi, que vive na Tailândia, foi nomeado também sobre os oito mandados de prisão juntamente com outros sete chefes de mineração.
"O resultado dos primeiros interceptado conversas confirmou todas as informações previamente recolhidas e revelada em detalhes todo o sistema adotado pela organização criminosa, provando os muitos crimes cometidos por aqueles investigados, desde a extração ilegal do mineral para o branqueamento de capitais dos recursos acumulados com vendas de gema ", disseram os promotores federais.
Os investigadores disseram que as pedras foram extraído ilegalmente de São José da Batalha na Paraíba, levado para a cidade de Parelhas, no estado vizinho do Rio Grande do Norte, onde eles foram licenciados ilegalmente, e, em seguida, enviado para Minas Gerais a ser polida e vendida no exterior.
A promotoria recebeu pedidos de suspensão contra empresas Parazul Mineração e Mineração Turmalina Paraíba para deter a mineração, enquanto a investigação continua.
O maior já turmalina Paraíba encontrei foi uma pedra 191.87ct nomeado o Ethereal Carolina Divino Paraíba e foi avaliado em tanto quanto £ 80 milhões.
Os promotores disseram que as empresas tinham beneficiado ilegalmente a partir da gema, encontrado em uma região empobrecida onde um quarto da população ganha menos de £ 15 por mês.
"As pedras que são exibidos em luxuosos forcelebrities eventos e magnatas internacionais, que são alugados por atrizes de Hollywood para desfilar no tapete vermelho do Oscar, também deve fornecer os habitantes de São José da Batalha e Salgadinho progresso social, permitindo melhores condições de vida, básico direitos fundamentais para o desenvolvimento dos seres humanos, tal como proclamada pela Constituiç
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário