THINKSTOCK
Você sabia que a tinta da impressora éum dos líquidos mais caros do planeta, superando o champagne ou até mesmo perfumes mais exclusivos? Foi essa é uma das razões para estimular a encontrar uma forma de reduzir os custos da impressão.
Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Missouri, nos Estados Unidos, criaram a impressora perfeita e, graças a sua forma engenhosa de trabalho, ela é capaz de imprimir todos os tipos de textos e imagens sem gastar uma gota de tinta em alta definição.
A impressora livre de tinta
THINKSTOCK
Trata-se de uma impressora que combina a tecnologia com a ciência, e que aproveita os princípios da luz para refletir cores por meio de um processo que exigiu um longo tempo de pesquisa.
Ao utilizar nanomateriais, seus criadores usam um processo por meio de pequenos orifícios imperceptíveis ao olho humano, em que é possível recriar cores e formas que se formam mediante a entrada de luz na direção correta.
DIVULGAÇÃO
Cada miniburaco tem um tamanho diferente, dependendo da cor que você deseja recriar. Eles absorvem a luz dando o comprimento de onda necessário, com a capacidade de recriar qualquer cor. Até agora, os pesquisadores já descobriram os padrões que resultam em dourado, verde, laranja, magenta, ciano e azul marino.
Essa impressora é capaz de criar formas muito pequenas e com uma enorme precisão. E o mais importante: sem manchas ou falhas, porque opera com princípios físicos que já são usados há anos.
A impressão perfeita
THINKSTOCK
Ela não imprime em papel comum, apenas em um material constituído de uma camada de sílica envolta por duas de prata. Como a espessura é extremamente fina, quase não dá para notar.
Usar o metal no papel tem uma razão: a transmissão de ondas atráidas por pólos magnéticos cria a perfeita absorção da luz em cada detalhe. Esse tipo é o chamado metamaterial.
Por enquanto, esse tipo de impressora ainda está em desenvolvimento pelos pesquisadores. Mas ela é muito mais ecológica do que as utilizadas atualmente, e tem potencial para ser um método muito mais econômico em relação às impressoras a laser ou de jato de tinta.
Postar um comentário